sexta-feira, 26 de outubro de 2012

UMP-PR participa da 5ª Edição Internacional da Educação Cidadã - Marrocos



A União Por Moradia Popular do Paraná – UMP, estará participando da 5ª Edição Internacional da Educação Cidadã, em Zagora, no Marrocos, de 29 de outubro a 3 de novembro de 2012. Tema central do evento: “Como ajudar os jovens a serem atores de um desenvolvimento humano e solidário?”

Na próxima sexta feira (26), cinco representantes da UMP, embarcam para São Paulo, onde se integram a delegação Brasileira coordenada pela União Nacional Por Moradia Popular – UNMP, quando seguem rumo a Zagora – Marrocos.

A bancada do Paraná é composta pelos seguintes militantes do movimento de moradia: Giziane Aparecida Rodrigue – Coordenadora Financeira da UMP, Líbina da Silva Rosa – Presidente da Associação das Amigas das Vilas, Michele Cristina Silva do Amaral – Coordenadora da Juventude da UMP e Felipe Franco da Rosa, Gisele Aparecida Santos, militantes do movimento de moradia.

A representação do Paraná estará apresentando as experiências da entidade nas áreas de mobilização, formação profissional – através dos cursos de pintura predial para mulheres e o projeto da Rede de Debates de Habitação de Interesse Social – REDEHIS, que destinasse a divulgar as comunidades e lideranças populares, como acessar os projetos de HIS do Governo Federal e Estadual, além de compor a coordenação de uma das oficinas do evento.

A REDEHIS conta com apoio da Caixa Econômica Federal e da COHAPAR.

O que é ?

A 5ª edição dos Encontros Internacionais da Educação Cidadã está sendo organizada em um contexto de graves e múltiplas crises: relativas ao sentido, às esferas política, social, econômica, ecológica, etc.

Os jovens do mundo inteiro, com idade entre 12 e 25 anos, são frequentemente os primeiros a serem atingidos por essas crises : desescolarização, desemprego, êxodo rural, imigração.

Diante dessa constatação, é necessário agirmos para dar início a uma transformação social :
Favorecer e afirmar o que pensam os jovens sobre suas expectativas.
Implicar em todos os níveis a sociedade civil para reavivar o potencial, a energia e as qualidades dos jovens para um crescimento saudável e sereno.
Incentivar o envolvimento cidadão e solidário para o bem-viver em sociedade.
Chamar a atenção para as experiências alternativas existentes e, particularmente, para as ações realizáveis sem recursos públicos.

O objetivo dos Encontros Internacionais da Educação Cidadã é valorizar a capacidade dos jovens de fazer sua sociedade evoluir, sendo responsáveis por seu futuro.

Serviço:

De 29 de outubro a 3 de novembro de 2012 – A Zagora, MARROCOS

Informações: http://www.zagora2012.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário